segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

DEVEMOS COMEMORAR O NATAL?

“É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. Lucas 2:11.

Nesta época, em que nos aproximamos do Natal, aparecem diversas pessoas que criticam a comemoração dessa data, apresentando, dentre outras, as seguintes justificativas: i) nas Escrituras Jesus nos deixou ordenança para celebrarmos Sua morte e ressurreição, inexistindo instrução para celebrarmos Seu nascimento; ii) Jesus não nasceu em 25 de dezembro, pois era época de inverno chuvoso e isto é contrário ao texto bíblico, que informa a presença de pastores cuidando de seus rebanhos, o que não acontecia no inverno, mas, conforme estudos, provavelmente Ele teria nascido em setembro ou abril; iii) o Natal não era comemorado pelos cristãos da Igreja Primitiva, sendo introduzido no século IV, depois que o Imperador Constantino oficializou o cristianismo como religião do Império Romano, e seria, na verdade, a festa pagã em homenagem ao deus Sol que foi adotada pelos pseudoconvertidos, para não extinguir a festa idólatra que era muito agradável aos pagãos; iv) é uma festa eminentemente comercial, que não tem nada a ver com Jesus Cristo; e diversas outras explicações.

Diante disto, muitos cristãos ficam em dúvida quanto a comemorar ou não o Natal, afinal, não é nosso desejo tomar parte em algo que não tenha como finalidade glorificar a nosso Deus.

A despeito de tudo quanto se diz sobre o Natal e sua origem, o fato é que, para o cristão, não existe necessidade de um dia especial para se comemorar o nascimento de Jesus. Na verdade, esse evento (nascimento de Jesus) é extremamente importante para a humanidade, pois se trata do momento histórico em que Deus Filho abriu mão de Sua glória nos céus e iniciou Sua humilhação para nos salvar, assumindo a forma humana, com todas as limitações de qualquer ser humano (Fp 2:5-8). Entretanto, todos os dias e a qualquer hora devemos sempre ter em mente a lembrança desse fato glorioso, manifestando nossa gratidão a Deus por ter se disposto a tão grande sacrifício por amor de nós.

Entre os deuses pagãos não existe nenhum como Jesus Cristo, o único Deus verdadeiro, que, por amor, veio ao mundo como homem, nascido de mulher (Gl 4:4-5), padeceu sofrimentos terríveis, morreu numa cruz sem nunca ter cometido pecado nenhum, e ressuscitou, concluindo com êxito a obra de redenção e salvação de todos aqueles que creem no Seu nome.

Considerando essa realidade, podemos e devemos aproveitar o dia de Natal para, mais uma vez, e de forma mais profunda, relembrarmos esse evento que mudou a sorte da humanidade (a encarnação de Jesus). No Natal geralmente as famílias estão reunidas. Pessoas que moram longe retornam à casa dos pais para a Ceia de Natal e para momentos de comunhão que são essenciais à nossa vida. Aproveitemos, então, esse dia para refletir no significado da vinda de Cristo a este mundo na forma humana, e para lembrar também aos nossos queridos familiares, amigos, vizinhos e conhecidos o que Cristo fez por nós, buscando viver com coração grato.

O Natal só será uma data pagã se em nosso coração houver sentimentos de paganismo, se nos amoldarmos à visão que o mundo tem do Natal, pensando apenas em presentes, em Papai Noel, comida, bebida e muita diversão. Para o cristão verdadeiro, 25 de dezembro e todos os demais dias do ano são o Natal de Jesus, e devemos comemorá-lo para a glória de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, através de uma vida santa na presença de Deus.

Feliz Natal a todos, e que Jesus nos dê sabedoria e discernimento para nos mantermos firmes rumo ao alvo.

José Vicente Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário