segunda-feira, 28 de setembro de 2009

PERSEVERANÇA EM MEIO ÀS PROVAÇÕES

TEXTO BASE: ÊXODO 5:1-23; 6:1-13

INTRODUÇÃO:

Provavelmente todo cristão já passou pela experiência de estar enfrentando alguma situação difícil, algum problema sério, e, após clamar a Deus em busca de socorro, viu suas tribulações aumentarem consideravelmente. É como se nosso clamor tivesse um efeito contrário. Então começamos a perguntar a nós mesmos o que é que está acontecendo. São situações que provam a nossa fé e desafiam o nosso relacionamento com Deus.

No nosso texto base, encontramos o povo de Israel vivendo em escravidão no Egito, sofrendo com trabalhos forçados e grande exploração. É uma situação diferente daquela que se verificava quando Israel entrou no Egito, em um período de alegria pelo reencontro com José e pela instalação em uma terra onde Israel cresceu muito.

Deus se dispôs a libertar Seu povo, e para isso convocou Moisés e Arão, que se apresentaram diante de Faraó pedindo que ele deixasse o povo ir para adorar a Deus no deserto. Então, começou um período em que os sofrimentos de Israel foram aumentados, até culminar com sua libertação após um tempo em que Deus demonstrou Seu poder perante o Egito e perante o Seu povo, Israel.

Podemos extrair dessa passagem alguns ensinamentos úteis para a nossa vida cristã.

1 – O INIMIGO REAGE VIOLENTAMENTE QUANDO PROCURAMOS NOS APROXIMAR DE DEUS (5:9)

- Quando Moisés e Arão disseram ao Faraó para deixar Israel ir para adorar a Deus no deserto, Faraó se irou e mandou que fosse dobrada a carga de trabalho sobre o povo.

- O povo, que já vinha sofrendo terrivelmente sob o jugo da escravidão, foi submetido a situação ainda pior, sendo que, inclusive, seus capatazes fora açoitados, porque o povo não conseguia cumprir o trabalho como antes.

- Quando desejamos servir ao Senhor e nos tornar mais próximos DELE, o inimigo se levanta e procura de todas as formas nos atacar, causando-nos sofrimentos diversos.

- Ele ataca na área da família, promovendo brigas; maridos passam a proibir as esposas de irem à Igreja; esposas passam a criticar os maridos por sua fidelidade a Deus; filhos se tornam rebeldes; pessoas ficam doentes; amigos criticam; ocorre discriminação em vários lugares; a situação financeira se agrava, e muitas outras coisas que tiram a tranquilidade e provocam muito sofrimento.

- O inimigo faz isso porque ele quer nos afastar de Deus.

- O inimigo quer que nossa fé em Deus seja abalada, e que duvidemos da Palavra de Deus.

- Faraó disse que o povo estava ocioso por dar ouvidos a Moisés e Arão e por querer servir a Deus, e por isso acreditava em palavras mentirosas (5:9).

- Da mesma forma, o diabo, desde o princípio (Gn. 3:4-5), sempre tenta dizer que a Palavra de Deus é mentira.

- O diabo nos tentará durante toda a nossa carreira cristã, procurando nos afastar de Deus, nos tornas pessoas murmuradoras e incrédulas.

- Em I Pedro 5:8 encontramos uma advertência quanto a isso: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”.

- Não significa que todos os nossos problemas são causados pelo diabo. Também passamos por sofrimentos que espelham o reflexo daquilo que semeamos, o resultado de nossos atos.

- Existem também os tropeços e sofrimentos que fazem parte do curso normal da vida, e as provações de Deus.

- Mas certamente o diabo, com sua astúcia, investe pesado quando nos dispomos a servir a Deus com maior intensidade e levar uma vida santa.

- Ele ataca o crente individualmente, e também no coletivo (Igreja).

2 – DEVEMOS REAGIR COM FÉ NAS PROMESSAS DE DEUS

- Muitas pessoas, por causa das tribulações, questionam a veracidade da Palavra de Deus, e acabam raciocinando no sentido de que antes da conversão, embora tivessem problemas, não eram tão grandes, mas depois da conversão, a vida virou um inferno.

- Na parábola do semeador Jesus falou de pessoas que ouvem a Palavra de Deus, a acolhem com alegria inicialmente, mas depois, por causa de tribulações e perseguições, desanimam e a Palavra não frutifica em suas vidas (Mateus 13:20-21).

- Diante dos sofrimentos, das tribulações e provações, precisamos reagir com fé em Deus em Suas promessas.

- Deus havia prometido a Abraão, muito tempo antes, que sua descendência, Israel, seria libertada da escravidão do Egito, e sairia com grandes riquezas, vindo para a terra de Canaã (Gn. 15:13-14).

- Em Ex. 6:4-6 o Senhor repetiu a promessa de libertação.

- Mas Israel não conseguia crer na Palavra de Deus, dita através de Moisés e Arão, e culpou os dois pelos sofrimentos que o Faraó lhes estava imputando (5:20-21 e 6:9).

- Se atentarmos para a sequência do livro de Êxodo, veremos que, daquela geração, todos foram libertados da escravidão do Egito, mas eles não entraram na terra prometida, pois continuaram murmurando contra Deus e mostrando incredulidade durante sua caminhada pelo deserto.

- Apenas Josué e Calebe, que creram em Deus e nas Suas promessas, entraram em Canaã, juntamente com a geração que sucedeu àquela que pereceu no deserto por sua rebeldia.

- Também nós, que conhecemos as promessas de Deus e sabemos que Ele é verdadeiro e fiel, devemos nos manter firmes na fé no Senhor, crendo que Ele nos concederá o livramento.

- I Pedro 5:8-10: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.”

- Precisamos sempre nos lembrar das promessas de Deus. O Salmo 23 é um exemplo de promessas nas quais devemos crer, nunca desanimando ante as tribulações.

- Deus é fiel, verdadeiro e poderoso para cumprir tudo o que prometeu.

- A promessa feita a Israel, quanto à terra de Canaã, aponta para algo muito superior: a Nova Jerusalém, a qual foi prometida também a nós, e para alcançá-la necessitamos nos manter firmes na fé em Jesus Cristo, novo Salvador.

- Deus nos conclama a permanecermos fiéis: “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (Ap 2:10)

3 – NOS NOSSOS SOFRIMENTOS DEUS CUMPRE SEUS PROPÓSITOS

- Deus não deseja o nosso sofrimento, mas tudo o que nos acontece não está fora do seu poder e controle.

- Muitas vezes Ele não nos dá o alívio imediato, mas deixa que a tribulação se prolongue por algum tempo, para que Seu Poder seja manifestado de forma maravilhosa, servindo como testemunho diante do inimigo e diante de todas as pessoas.

- Deus disse a Moisés que Faraó não lhe daria ouvidos e não deixaria o povo ir, porque Deus ainda pretendia fazer muitos prodígios para que todos O conhecessem.

- Ler Ex. 10:1-2 e Ex. 11:9.

- No início, Faraó desdenhou de Deus, perguntando: “Quem é o SENHOR para que lhe ouça eu a voz e deixe ir a Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir a Israel” (Ex. 5:2).

- As tribulações que enfrentamos são oportunidades para que Deus demonstre Seu poder diante dos incrédulos e daqueles que ainda não O conhecem.

- Israel estava há 400 anos no Egito, e clamava há tempos pelo livramento de Deus. A resposta não veio imediatamente, mas ela veio no tempo certo.

- Deus não permite que sejamos tentados além de nossas forças.

- Lembremo-nos do que a Palavra de Deus diz em Romanos 8:28: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

- No meio da tribulação precisamos ter paciência, ser perseverantes na fé, crendo que, no tempo certo, Deus agirá em nosso favor com grande demonstração de poder, para que isso sirva de testemunho diante de todos os que nos conhecem.

- Romanos 12:12: “Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes”.

- Após Deus ter enviado 10 pragas sobre o Egito, Faraó cedeu e reconheceu o poder de Deus, e os egípcios manifestavam temor quanto a Deus, por causa de Seu poder e por tudo o que Ele havia feito contra eles para que Israel fosse libertado.

- Exemplos: Ex. 9:20 – “Quem dos oficiais de Faraó temia a palavra do SENHOR fez fugir os seus servos e o seu gado para as casas.” (chuva de pedras);

- Ler Ex. 12:29-33 – após a última praga, os egípcios não queriam mais Israel entre eles, pois ficaram com muito medo do SENHOR, e, inclusive, Faraó, que antes dizia não conhecer o Deus dos Hebreus, pediu que eles o abençoassem.

- Muitas pessoas que zombam do cristão quando ele está em sofrimento, que o criticam por sua fé, que dizem “que Deus é esse que permite que você passe por tudo isso?”, quando virem as maravilhas que Deus pode fazer, restaurando o caído e lhe dando vitórias tremendas, pedirão que aquele que antes era objeto de zombaria ora por eles a Deus.

CONCLUSÃO

- Em nossa caminhada cristã vamos enfrentar muitos momentos de tribulação, que podem ser em grande intensidade ou não, mas uma coisa é certa: o SENHOR sempre é conosco.

- Por maior que seja nosso sofrimento, nossa esperança sempre deve estar no SENHOR e em Suas promessas, crendo em Sua fidelidade e em sua misericórdia.

- Jesus disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra a Sua Igreja (Mt 16:18): o diabo pode tentar nos derrubar, mas o SENHOR nos sustenta.

Leia o Salmo 23 e guarde o que a Palavra de Deus promete.

Que YAHWEH nos abençoa a todos, em Cristo Jesus, e nos fortaleça a fé, para que nunca desanimemos, mas sejamos perseverantes até o fim. Amém.

José Vicente Ferreira

Igreja Presbiteriana de Porecatu

27/09/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário