sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O SENHORIO DE JESUS CRISTO EM NOSSAS VIDAS I

Leia Filipenses 2: 1-18

INTRODUÇÃO

Quem é o senhor de sua vida? Jesus Cristo realmente tem exercido plenamente o Seu Senhorio sobre sua vida? Acaso há outros senhores exercendo domínio sobre você?

Antes, quando éramos ignorantes quanto à Graça de Deus e à salvação que há em Cristo Jesus, vivíamos segundo senhores cruéis que nos dominavam, e nos usavam como se fôssemos cavalgadura, a saber, o diabo, o mundo e a carne. Estes três se davam as mãos e montavam sobre nossos ombros, conduzindo-nos por caminhos de perdição, rumo ao pecado, que no fim, davam em caminhos de morte, afastando-nos de Deus e cegando nosso entendimento, tapando nossos ouvidos para que não ouvíssemos as palavras de Deus, e fechando nossos olhos para que não víssemos a verdade de Deus.

Pela Graça de Deus uma luz começou a brilhar em nossas vidas. Os três senhores que nos dominavam, sentindo a presença cada vez maior da luz, apavoraram-se, porque não podem viver senão nas trevas, e foram afugentados.

Essa luz era o próprio Jesus (Jo 1:1-13), que mediante a pregação do Evangelho de Deus e a implantação da fé em nosso coração, entrou em nossas vidas e ali fez habitação, expulsando do Seu Templo – nosso corpo – os mercenários, ladrões e assassinos que nele faziam morada.

Pela fé em nosso Senhor Jesus Cristo fomos libertados do império das trevas (Col 1:13), e pelo Seu agir em nossas vidas fomos purificados, tendo os olhos e ouvidos abertos para ver a glória de Cristo e receber a sua mensagem de salvação.

Temos um só Senhor, Jesus Cristo, por quem e para quem vivemos (Rm 14:7-9). Não somos mais escravos do pecado, não estamos mais sob o domínio do diabo, da carne e do mundo, mas somos servos do Senhor Jesus. Trata-se de uma servidão que dá vida, que liberta, que ilumina nossas vidas (Rm 6:22).

Entretanto, mesmo após confessar a Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, muitas vezes vivemos como se ainda estivéssemos sob o domínio dos antigos senhores. Desobedientes aos mandamentos de Deus; agindo de forma contrária aos mandamentos de Jesus, e tendo que suportar as conseqüências de nosso insano proceder.

Hoje, há muitos senhores que regem ou influenciam as vidas das pessoas: moda, mídia, dinheiro, poder, opiniões, lascívia, sensualidade, vícios, egoísmo, mentira, tradições, legalismos, etc.

Muitos sofrimentos seriam evitados se nos dispuséssemos a viver plenamente sob o Senhorio de Jesus. E por esta razão pergunto novamente: quem é o Senhor de sua vida? Jesus Cristo tem realmente exercido o Seu Senhorio de forma plena em sua vida?
José Vicente
Parte introdutória de sermão do dia 09/10/2008, ministrado na Igreja Presbiteriana de Guaraci, no intercâmbio de louvor.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário