domingo, 6 de janeiro de 2013

FÉ: ELEMENTO VITAL PARA UMA VIDA ABENÇOADA



Texto base: Hebreus 11.30-40

Estamos terminando mais um ano, com a Graça de Deus. Com certeza 2012 foi um ano de desafios, lutas, dificuldades, mas também tivemos vitórias, momentos de felicidade e realização, vimos a mão poderosa de Deus agindo sobre nós e nossas famílias.
Agora, às portas do novo ano, é tempo de olharmos para trás e contemplarmos os muitos livramentos que nos foram concedidos pelo Altíssimo, de render graças ao Senhor por tudo o que fez em nossas vidas, pois se chegamos até aqui foi porque Ele nos amparou.
Cada conquista obtida em 2012 foi fruto da obra de Deus em nosso favor. Cada vitória obtida ocorreu porque o Altíssimo lutou por nós. As conquistas vieram porque o Senhor abençoou nossos projetos e nos levou adiante na caminhada. As lutas que tivemos, as dificuldades e tribulações serviram para o nosso crescimento e amadurecimento espiritual, e em todos os momentos pudemos provar a presença de Deus conosco.
Iniciando um novo ano sempre reformulamos alguns planos, traçamos novos objetivos, firmamos novos compromissos, trazemos à mente novos sonhos, mas é essencial que mantenhamos a firma convicção de que o êxito naquilo que empreendemos está ligado à fé que manifestamos em Deus, nosso Senhor.
O capítulo 11 da Epístola aos Hebreus trata da fé como o elemento essencial ao relacionamento do ser humano com Deus, o requisito para alcançar bênçãos que o Altíssimo tem reservado para os que nEle creem e para caminhar de maneira a agradar ao Senhor.
O versículo 6 nos afirma que “sem fé é impossível agradar a Deus”.
Mas o que é a fé? Hebreus 11.1 nos apresenta a resposta:
 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” (Hebreus 11.1)
Portanto, fé é acreditar naquilo que não se vê, naquilo que está além de nosso campo de visão. É a convicção de coisas que ainda não ocorreram e não podem ser explicadas pela lógica.
Mas existem vários tipos de fé. Alguém pode dizer: “eu tenho fé que um dia vou ganhar na loteria”; “eu tenho fé que meu filho vai passar no vestibular”; “eu tenho fé na humanidade”, etc.
Pessoas têm fé em amuletos, que, conforme suas crendices, podem lhes trazer proteção, “fechar o corpo”; ou têm fé em deuses criados pelos homens.
É necessário que tenhamos autoconfiança, que acreditemos na melhoria da humanidade, mas não é a esse tipo de fé que a Bíblia se refere. Esse tipo de fé não é o que nos torna agradáveis a Deus. Aliás, muitas coisas que achamos ser fé não passam de expectativas que se frustram rotineiramente.
A Palavra nos fala de fé em Deus e em Suas Promessas. Fé no Filho de Deus e na salvação que há nEle. Fé no Espírito Santo e no Seu poder atuando em nós.
Os heróis da fé relacionados em Hebreus 11 tinham fé em Deus como o criador de todas as coisas, Autor da Salvação; criam na ressurreição dos mortos; aguardavam a concretização das promessas de Deus. Eram pessoas que tinham em Deus o seu alto refúgio, que pela fé no Altíssimo renunciavam a diversos privilégios deste mundo.
É esse tipo de fé que somos chamados a ter. Não a fé em coisas transitórias, em pessoas, em riquezas, em objetos, em nós mesmos, mas no Deus Altíssimo e em Seu Filho, Jesus Cristo.
É necessário crer e obedecer mesmo sem ver nada acontecendo de imediato. Ex.: Lucas 17.11-19 – leprosos obedeceram à ordem de Jesus mesmo antes de verem algum resultado. No caminho foram curados.
Jesus disse a Tomé: “Bem aventurados os que não viram e creram” (João 20.29)
Quando se está diante de algo palpável não há necessidade de fé, porque está diante de nossos olhos. A fé surge quando não se vê, mas se tem a convicção.
Ao renovarmos nossas esperanças, nossos votos e planos para o ano que se inicia, é necessário que busquemos também a renovação de nossa fé, pois por meio dela poderemos provar diversas bênçãos que o Altíssimo tem reservado para nós, dentre as quais podemos destacar as seguintes:

1)      Uma caminhada de vitórias
Os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros. Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. (Hebreus 11.33-35)

A Palavra nos fala de simples seres humanos como nós, que por sua fé em Deus conseguiram vitórias inimagináveis contra inimigos poderosos.
Davi era um jovem sem experiência de guerra, mas por sua fé em Deus ele derrotou o gigante Golias. Depois, ainda movido por sua fé em Deus, derrotou exércitos muito mais fortes do que o seu exército, ampliou os domínios de Israel e se tornou o maior rei que Israel já teve.
Gideão era um simples agricultor, e sob a orientação de Deus, montou um pequeno exército de 300 homens, mas confiando no Altíssimo marchou contra um exército muito mais numeroso, com mais de 100 mil homens, obtendo vitória.
Pela fé, servos de Deus ontem e hoje viram e continuam vendo o Altíssimo operar maravilhas em suas vidas, concedendo-lhes vitórias que, por suas próprias forças, jamais alcançariam.
Também nós, se cultivarmos uma vida de fé autêntica, obteremos vitória sobre inimigos, principalmente sobre a carne, o mundo e o diabo. A fé é o que nos dá força para a batalha. A fé é o que nos leva a confiar que Deus é o nosso escudo e vai à nossa frente pelejando por nós.
A fé em Deus nos leva a traçar planos e entregá-los nas mãos do Senhor para que Ele nos oriente e conduza a fim de que obtenhamos êxito. A fé em Deus, reto Juiz, nos leva a aguardar nEle a resposta às afrontas que sofremos, pois ao final Ele revela sua justiça e faz sobressair a verdade.

“Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.” (Salmo 37.5-6)

Muitos planos fracassam porque são elaborados sem a orientação de Deus. Muitas frustrações são experimentadas porque não buscamos o conselho do Altíssimo. Várias decepções nos sobrevêm porque nos julgamos capazes de realizar coisas sem contar com a força de Deus.
Mas quando a fé em Deus opera juntamente com nosso esforço, vemos barreiras sendo derrubadas, batalhas são vencidas, opositores tropeçam em sua própria maldade e caem, conseguimos escalar montanhas íngremes e alcançamos a vitória, porque Deus é conosco.
As principais batalhas a serem vencidas são aquelas que se travam dentro de nós. Pela fé vencemos nossas limitações, nossas fraquezas. Pela fé vencemos o medo, os vícios.
Que tipo de batalha você tem travado em sua vida? Contra enfermidades, vícios, pecados, traumas? Não importa o tipo de batalha, pela fé em Deus é possível obter a vitória. O adversário pode ser forte, mas Deus nos assiste em nossa fraqueza.
Em 2013, renovemos nossa fé no Altíssimo, e nosso compromisso para com Ele. Busquemos Sua orientação a todo instante, entreguemos nosso caminho a Ele, e veremos maravilhas sendo operadas em nossas vidas.

2)      A Proteção de Deus
As pessoas vivem com medo do que possa lhes acontecer neste mundo. A violência tem crescido, o Estado não tem condições de garantir a segurança dos cidadãos, e as pessoas vivem aflitas, atemorizadas.
A fé em Deus nos leva a crer que Ele nos protege e livra dos perigos, se assim for seu propósito.
No texto que lemos, vemos, nos versículos 33 e 34, que pela fé homens fecharam bocas de leões e extinguiram a violência do fogo.
Quando Daniel, o profeta, foi pressionado para não fazer mais orações a Deus, mas sim ao rei, ele se manteve firme, pois sua fé estava alicerçada no Deus Altíssimo, e ele sabia que somente o Senhor poderia ouvir e atender às suas orações, pois o rei, por mais poder que tivesse, era um simples humano.
Daniel sabia que se fosse fiel a Deus, seria recompensado com o livramento ou com a vida eterna na presença de Deus. Assim, recusando-se a obedecer ao rei, mas obedecendo a Deus, o Rei Eterno, ele foi jogado na cova dos leões, e por sua fé Deus lhe concedeu livramento, fechando a boca dos leões. Daniel respondeu ao rei: O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele (Daniel 6:22)
Sadraque, Mesaque e Abedenego passaram por situação parecida, pois havia a obrigatoriedade de adorar à imagem do rei, mas eles não se curvaram, antes, preferiram se manter fiéis a Deus, e somente a Ele adoraram. Mesmo sob ameaça de serem jogados na fornalha acesa, eles responderam:
“Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.” Daniel 3:17-18.
Por causa disto, foram lançados na fornalha acesa, todavia Deus lhes concedeu livramento, e eles não se queimaram, mas saíram da fornalha ilesos. A fé daqueles homens foi honrada por Deus, e o Senhor foi glorificado diante de todos pelo firme testemunho dos três jovens.
A Palavra nos exorta a termos fé em Deus como tiveram os homens e mulheres cujas histórias estão estampadas nas páginas da Bíblia. O mesmo Deus que livrou Daniel dos leões, que levou Sadraque, Mesaque e Abedenego a saírem ilesos da fornalha acesa, continua operando hoje e está pronto para proteger os que nEle confiam e se mantêm fiéis ao Altíssimo.
A fé de Daniel, Sadraque, Mesaque e Abedenego os levou a permanecerem fiéis a Deus. Logo, vemos que a fé se materializa na atitude de obediência e fidelidade.
Se depositarmos em Deus nossa fé podemos ter a certeza de que Ele cuidará de nós como ninguém poderia fazê-lo. Deus é quem nos guarda e livra dos perigos. Com certeza já passamos por diversos livramentos, e nem mesmo tomamos conhecimento.
Confiemos na promessa do Senhor: “O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.” (Salmo 121:5)

3)      Capacidade de suportar sofrimentos e enfrentar adversidades
Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados  (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.” (Hebreus 11.35-38)

Essa porção da Palavra de Deus nos fala de homens que, sustentados pela sua fé em Deus, passaram por sofrimentos terríveis, foram perseguidos, humilhados, e suportaram tudo porque criam na ressurreição, na maravilhosa recompensa que Deus tem para nós na eternidade, quando partirmos deste mundo.
Eram pessoas que tinham convicção de que não pertenciam a este mundo, mas que sua pátria era o Reino celeste, e que nenhum sofrimento experimentado aqui poderia se comparar ao que Deus tem reservado para aqueles que O amam.
Sabemos que Deus pode nos livrar de situações difíceis e perigosas, que pode nos conceder vitórias maravilhosas, mas também é verdade que, conforme Seus propósitos, Ele pode permitir que passemos por sofrimentos e tribulações diversas, e até mesmo pela morte.
Em tudo, porém, Ele nos faz mais do que vencedores em Cristo, porque há algo muito superior reservado para nós. O texto diz que aquelas pessoas aguardavam “superior ressurreição”. Elas sabiam que o que estava por vir era infinitamente melhor do que qualquer coisas que experimentassem neste mundo.
A realidade relatada nesse texto bíblico continua existindo em muitos países onde a fé cristã é rejeitada violentamente. Países como China, Coréia do Norte, Afeganistão, dentre outros, onde os cristãos sofrem perseguições, são humilhados, marginalizados, mortos por causa de sua fé em Cristo.
E eles só resistem e suportam tudo isso por causa da fé em Cristo. Não fosse isso, fatalmente desistiriam logo ao primeiro sinal de oposição, quando se iniciassem as pressões de familiares ou da sociedade.
Não enfrentamos o mesmo tipo de perseguição, mas passamos por vários outros tipos de sofrimentos nesta vida. Sabemos que nossa vida não é um mar de rosas, e o fato de sermos cristãos não faz com que tudo se transforme em bonança, pelo contrário, muitas vezes as dificuldades se acentuam. E o que nos faz suportar tudo e prosseguir em frente é a fé. Sem fé abandonaríamos a caminhada, jogaríamos a toalha.
A fé também nos leva a não desanimar diante das dificuldades do dia a dia. Cremos que há algo superior e infinitamente melhor reservado para nós por Deus. A fé nos faz seguir em frente. A fé nos leva a dar um passo após o outro, sempre olhando para Cristo.
Pela fé, sabemos que os planos de Deus são infinitamente melhores do que os nossos, e que os sofrimentos provados neste mundo não se constituem apenas em fonte de dor, mas, acima de tudo, servem para nosso amadurecimento.
Diante da situação pela qual o mundo tem passado, com o crescimento da violência, da intolerância religiosa, da libertinagem, dos meios de opressão, e também com o surgimento de doenças que afetam a humanidade, precisamos permanecer firmes na fé em Deus, caso contrário não conseguiremos resistir e sucumbiremos.
Nossa fragilidade humana nos impele a desistir diante de dificuldades e sofrimentos. Nossa fraqueza nos leva a duvidar quando as tempestades da vida nos atingem. Mas a fé nos faz ver que há saída, que as tribulações não duram para sempre, que a vida prossegue, que o Senhor sempre trabalha para o crescimento daqueles a quem Ele ama.
Precisamos trazer sempre à nossa memória a Palavra de Deus que nos diz: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. (Romanos 8.28)
No ano que se inicia, sempre que tormentas se levantarem contra nós; sempre que parecer que estamos sendo atingidos por um furacão; sempre que parecer que não há mais saída e que tudo está perdido, lembremos do amor de Deus e do seu cuidado permanente para conosco, e creiamos que Ele tem o melhor reservado para nós, neste mundo e, principalmente, no vindouro.

Conclusão
A fé é um dom de Deus, conforme nos ensina a Palavra em Efésios 2.8. A fé nos aviva a esperança e nos anima a prosseguirmos, sabendo que em Deus não nos decepcionaremos.
 Em certa ocasião, os discípulos de Jesus reconheceram que necessitavam de mais fé, e pediram a Jesus:
“Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.” (Lucas 17.5)
Desta forma, se percebermos que estamos deficientes quanto à nossa fé, que estamos fraquejando, que não estamos conseguindo descansar em Deus como deveríamos, não há rituais a serem feitos, pelo contrário, a solução é recorrer ao Altíssimo e solicitar que Ele nos aumente a fé, e assim Ele o fará.
Busquemos o fortalecimento da fé por meio da comunhão com Deus, pela oração e pela meditação em Sua Palavra, e assim usufruiremos das promessas que o Senhor tem para nós.

Feliz 2013 a todos, com chuva de bênçãos sobre os que creem no Altíssimo.

José Vicente
31.12.2012

Um comentário:

  1. A "fé" é o fime fundamento das coisas que esperam e a prova dasque não se veem. Pela fé cremos em Deus, e através dela vemos o seu oporar as "marvilhas" "milagres". E eu sou testemunha disto pois já aconteceu diversaS vezes em minha vida, nas vidas dos meus filhos, de pessoas que pediram as nossas orações. o Senhor ouviu o meu clamor e através das suas infinitas misericórdias Ele me ouviu e oporou o seu milagre. Para a Glória e honra ao Nome de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir