sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

VIVENDO EM INTEGRIDADE E RETIDÃO PERANTE DEUS

Texto base: Jó 1.1 – “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal.”

Nos dias atuais muitas pessoas acham que ser cristão se resume a afirmar que tem fé em Jesus Cristo, frequentar uma igreja, usar roupas consideradas decentes (saias e vestidos longos, calças e camisas sociais, etc.), não beber, não fumar, e coisas do gênero.
A Palavra de Deus nos mostra que o padrão de Deus para a vida dos crentes não se resume ao cumprimento de algumas regras, mas, sim, a uma vida de integridade e retidão.
No nosso texto base vemos que Jó é elogiado por ser um homem íntegro, reto, temente a Deus e que se desvia do mal. O próprio Deus o elogia (v.8).
A Bíblia nos revela que Deus ama a integridade e a retidão, e tem promessas grandiosas para quem cultiva essas virtudes.
Integridade: Jó 8.20; Salmos 18.25; Salmos 37.37; Provérbios 19.1
Retidão: Salmos 7.10; Salmos 11.7; Salmos 119.1; Provérbios 14.2; Efésios 4.24.

Conceitos

Integridade: honestidade, sinceridade, coerência entre o interior e o exterior, inteireza. Em Provérbios 11.3 vemos a integridade como contraposição à falsidade. Pessoa sem hipocrisia. Procura servir a Deus com inteireza do seu ser, esforçando-se para que haja coerência entre o que prega e o que vive. Não é duas caras, não tenta servir a Deus pela metade.
Jesus chamou os fariseus de hipócritas, pois exteriormente demonstravam muito zelo pela Lei de Deus, mas interiormente eram impuros, egoístas, avarentos, não cumpriam os mandamentos. (Ex.: Mateus 23.3 e 27)

Retidão: consciência, honradez, probidade, seriedade, levar uma vida sempre buscando o bem, tanto próprio como do próximo; não cultivar o desejo de fazer o mal, de prejudicar os outros, nem buscar o benefício pessoal às custas de outrem.

Integridade e retidão andam de mãos dadas. Quem cultiva uma dessas virtudes, frequentemente cultiva também a outra. Geralmente a pessoa íntegra também é reta, assim como o oposto é verdadeiro.

Situações que não se caracterizam como integridade e retidão, mas que muitas vezes são vistas na vida de pessoas cristãs.

1) Inadimplência contumaz: aquela que resulta da má vontade em honrar os compromissos. Geralmente presente em pessoas que não se importam com a situação alheia. Mesmo que possua meios de pagar, prefere gastar com outras coisas e deixar a dívida aumentar, sem pretensão de quitar o débito.
Em Gênesis 3.19, Deus determina o homem deve obter o sustento com o seu trabalho, seu esforço. Quem deve e não paga porque não quer está se aproveitando do “suor” alheio, pois o credor trabalhou, investiu para fornecer o bem ou serviço, e o inadimplente terá usufruído disso sem a devida contraprestação.
O cristão não deve ser um inadimplente, excetuando-se apenas situações excepcionais, quando ocorre desemprego, despesas inesperadas que desestruturam as contas, mas não pode ser algo habitual, e, sim, eventual. Nesses casos, é íntegro e reto quem procura os credores para negociar a dívida, demonstrando que deseja pagar.
Lendo Mateus 22.17, vemos que Jesus disse que se deve dar aquilo que é de direito a cada um.
Paulo, em Romanos 13.7-8, orienta a pagar o que é devido a quem de direito.

2) Obtenção de vantagem às custas de outrem: há pessoas que vivem buscando formas de levar vantagem nas situações, mesmo que isso implique em que o outro tenha algum prejuízo ou de alguma forma seja lesado.
Podemos exemplificar com o patrão que explora os empregados atribuindo-lhes carga de trabalho superior à que corresponde ao salário pago, ou que não paga corretamente os direitos de seus empregados. (Levítico 19.13; Deuteronômio 24.14; Jeremias 22.13; Malaquias 3.5)

Nota: jornaleiro, na Bíblia, se refere ao trabalhador diarista, que recebe por jornada, por tarefa.

Outro exemplo, envolvendo uma situação bem atual, é o de pessoas que se aproveitam do desespero causado por alguma situação, e exploram o próximo. O Rio de Janeiro atualmente viveu há alguns dias uma grande tragédia, com muitas mortes e milhares de desabrigados por causa das chuvas. Houve falta de água potável. Pessoas se aproveitaram disso para vender galões de água por R$40,00 cada, quando seu valor normal seria por volta de R$10,00. Claramente a intenção era obter lucro com a desgraça alheia.

O cristão não deve andar envolvido em esquemas que visam obter vantagens pessoais em detrimento de outras pessoas, ou em detrimento da lei, da moral e da ética.

3) Fofoca: fofocar é falar da vida alheia, espalhar informações ou boatos sobre alguém. Há muitos crentes que vão à Igreja, participam dos cultos, cantam, oram, choram, esperneiam, pulam, gritam “glórias a Deus”, mas nem bem acabam de sair da Igreja já se põem a falar da vida alheia. No seu dia a dia ficam observando as pessoas para poderem levar “notícias quentinhas” à rodinha de amigos (as) que compartilham do mesmo “passa-tempo”. Gostam de estar sempre bem informadas sobre os acontecimentos que envolvem os outros.
A Palavra exorta a não nos metermos na vida alheia, antes, devemos encontrar ocupação. A fofoca provoca dissensões, discórdias, separa pessoas, e não é isso que Deus quer que façamos (2 Tessalonicenses 3.11; Provérbios 6.16.19; Provérbios 16.28; 1 Pedro 4.15).

4) Maledicência: é falar mal contra alguém, ter palavras ruins contra as pessoas. Quando se faz isso, está-se tentando diminuir o valor da pessoa de quem se fala, quase sempre como uma forma de tentar aumentar o nosso próprio valor. Não podemos tentar nos valorizar desvalozirando os outros. Nossas palavras têm que ser edificantes (Efésios 4.29), precisam abençoar e não amaldiçoar (Tiago 3.8-13), devem ser equilibradas, agradáveis (Colossenses 4.6).
As palavras que saem de nossa boca habitualmente demonstram o que temos em nosso coração (Lucas 6.45). Assim, quem vive maldizendo aos outros, não está com o coração cheio da Graça de Deus e de amor, antes, está repleto de sentimentos carnais, de inveja, ciúmes, arrogância, e nada disso vem de Deus, pelo contrário, vem do demônio (Tiago 3.13-16).

5) Mentira: um cristão mentiroso deve analisar seriamente a realidade de sua conversão, porque Jesus foi bastante claro ao dizer que o pai da mentira é o diabo (João 8.44). Ora, não é possível ser um filho de Deus e, ao mesmo tempo, conviver harmoniosamente com a filha do diabo, a mentira. Jesus Cristo é a verdade, e Ele ama a verdade. A Bíblia nos exorta a falarmos a verdade (Efésios 4.25), assim como faz pesadas advertências a quem ama a mentira (Salmo 52.3-5).
A mentira retira toda a credibilidade da palavra de uma pessoa, não permite que se deposite confiança nela, e provoca situações capazes de gerar problemas sérios.
Quem mente não anda em integridade e retidão, e, portanto, não agrada a Deus.

6) Omissão diante da necessidade do próximo: muitas vezes vemos nosso próximo passando necessidade, mas nos omitimos, não lhe prestamos nenhuma ajuda, mesmo tendo condições para isso, não oramos por ele, não queremos nos envolver. A retidão implica em viver buscando o bem não apenas para si, mas também para o próximo. A Bíblia nos diz que quem sabe que deve fazer o bem e não faz, está pecando (Tiago 4.17).
A parábola do bom samaritano mostra que religiosidade não agrada Deus, mas, sim, a demonstração prática de amor ao próximo.
Deus nos exorta a que façamos o bem, defendendo pessoas oprimidas, buscando melhores condições para todos (Salmo 41.1; Salmo 82.4; Isaias 1.17; 1 João 3.17).
Conforme a possibilidade que Deus nos dá, devemos socorrer às pessoas que sofrem, fazendo o que estiver ao nosso alcance para que suas necessidades sejam atendidas. Quem não age assim é egoísta, não aprendeu a ser solidário, e corre o risco de ficar desamparado quando passar por uma situação difícil.

7) Idolatria: o cristão que não é íntegro e reto coloca diversas coisas no lugar de Deus. As suas prioridades são mundanas. O programa da televisão tem prioridade sobre a reunião de oração; conservar o carro novo é mais importante do que colocá-lo à disposição da obra de Deus; correr atrás de riqueza é mais importante do que adorar a Deus em espírito e em verdade; imagens feitas por mãos humanas recebem mais atenção do que Deus, contando com datas especiais, rezas, festas, etc.; tudo é prioridade, menos Deus e Sua obra.
O cristão íntegro e reto diz a Deus que o ama, e expressa esse amor em seus atos no cotidiano, tanto no que diz respeito à comunhão com o Pai, como o amor ao próximo.
Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (1 Cor 10.14). Leia, também, Lv 19.4.


Conclusão: Integridade e retidão têm a ver com obediência a Deus, humildade, submissão, mas principalmente amor a Deus e ao próximo.
Andar no Espírito conduz à integridade e retidão (Gl 5.14-26), pois hipocrisia e falta de retidão são obras da carne.
Que sejamos pessoas íntegras e retas, sempre buscando glorificar a Deus através de nossas vidas, a fim de que nosso testemunho seja um instrumento de anúncio do Evangelho de Cristo.

20.01.2011
José Vicente
Material de apoio: Bíblia de Estudo de Genebra
TALVEZ VOCÊ GOSTE DE LER TAMBÉM OS SEGUINTES ARTIGOS:
FALANDO NA LINGUAGEM DE DEUS
MILAGRES PASSAGEIROS
O QUE ENTRA EM NOSSA CASA

9 comentários:

  1. Muitoo boom ,aprendi bastante ,obrigada ..
    Que Deus abençoe voces ;)

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Deus fala através das suas palavras. Me tocou profundamente.

    ResponderExcluir
  3. Lindoo!! Que Deus o abençõe ricamente!!

    ResponderExcluir
  4. Amei muito boa , linda mensagem
    Mas eu gostaria que as mensagens fossem postadas não só com as citações bíblicas
    que os versículos citados fossem escritos
    isto nos facilitaria muito

    ResponderExcluir
  5. Excelente, Edificante Mensagem! Deus Abençoe, Ilumine, Proteja,Guie sempre o autor e todos os seus! 🙏🏼🤲🏼♥️💕

    ResponderExcluir