terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

EM BUSCA DA ETERNIDADE

No último domingo, 07.02.2010, assisti a um trecho de uma matéria exibida no Fantástico, programa jornalístico da Rede Globo, onde se falava sobre pessoas que investiam milhares de dólares para, após a morte, terem seus corpos conservados (congelados) em nitrogênio, com a esperança de que um dia, no futuro, a ciência tenha evoluído ao ponto de trazer de volta à vida os mortos, garantindo, assim, que permaneçam vivos “eternamente”.

Creio que não existe pessoa, por mais cética que seja, que não tenha pelo menos uma vez na vida pensado no que viria depois do encerramento da sua vida neste mundo. Com exceção daqueles que possuem distúrbios psíquicos, dificilmente se encontrará pessoas que desejem morrer, ao contrário, todos querem viver.

Há muitos que defendem a inexistência de vida após a morte, ou seja, há apenas esta vida, e o que vem depois é apenas a sepultura e o esquecimento. Outros alimentam a crença de que após a morte voltarão através da reencarnação, para que seus espíritos sejam aperfeiçoados. Outros, ainda, acreditam que existe vida após a morte, e que o mundo para onde irão será um reflexo daquilo que hoje está em suas mentes como sendo a realidade que os espera, etc.

Analisando rapidamente a matéria, podemos constatar que as pessoas que estão pagando para terem seus corpos preservados para uma eventual ressurreição provocada pela ciência não creem em vida após a morte. Elas estão buscando a imortalidade, e não a vida eterna. São pessoas que se apaixonaram por este mundo e pelas coisas desta vida, e não querem se desligar de nada disso, almejam viver para sempre aqui.
Essas pessoas, na verdade, não possuem esperança quanto a uma vida eterna. Sua confiança está no homem (cientistas). Sua esperança é restrita a esta vida, e nada mais. Portanto, também não devem crer em Deus e no céu, pois não querem ir para lá para viver com Ele, antes, preferem permanecer aqui, neste mundo.

Na verdade, o ser humano não foi feito para morrer, e por isso deseja viver para sempre. A morte entrou no mundo pelo pecado (Romanos 5:12). O problema é que poucos desejam a vida eterna, pois grande parte anseia apenas pela imortalidade. São coisas diferentes, já que a imortalidade está ligada à vida neste mundo, enquanto a vida eterna tem a ver com salvação e vida com Deus para todo o sempre.

Muitas pessoas que almejam a imortalidade alimentam esse desejo porque não querem se desligar dos prazeres que a presente vida pode oferecer. Há um apego aos bens, às riquezas, ao poder que essas coisas proporcionam, às festas prazerosas da carne, etc. Por outro lado, quem anseia pela vida eterna tem em mente algo superior, não vinculado às paixões mundanas.

O grande engano das pessoas é achar que a ciência pode evoluir a ponto de ressuscitar alguém. Um só é Senhor da vida e da morte: Deus. Na Bíblia podemos ver o testemunho da criação. Antes de ser formado o mundo, havia apenas Deus, o Eterno. Então, Ele trouxe à existência tudo quanto existe, e isto apenas por meio de Sua Palavra. O ser humano foi feito pelas mãos de Deus, e dEle recebeu vida (Gênesis 1 e 2).

Alguém poderá argumentar: “mas a ciência já consegue criar vida, pois é possível fazer clones de seres vivos”. Ora, a ciência não cria a vida! O que acontece é que os cientistas utilizam células de um ser vivo para formar outro. É impossível à ciência criar vida do nada, como Deus fez, pois apenas Ele tem esse poder. Da mesma forma, os cientistas não têm como trazer de volta à vida alguém que já morreu. Apenas Deus pode fazê-lo.

Os seres humanos estão se auto-enganando, pois querem a si mesmos se fazerem deuses, manipulando a vida, perdendo-se em sua arrogância. Estão cometendo o mesmo pecado de Lúcifer: com inveja de Deus, não se submetem a Ele e querem se igualar a Ele.

Na Bíblia vamos encontrar algumas passagens em que Deus trouxe mortos de volta à vida. Através do profeta Elias (1 Reis 17:17-14); através de Seu Filho, Jesus Cristo (Lucas 7:11-16; Marcos 5:35-43; João 11:1-45); através de Pedro, apóstolo do Senhor (Atos 9:36-42), e também por intermédio de Paulo, apóstolo de Cristo (Atos 20:9-12).

O próprio Jesus, após ser morto na cruz, foi ressuscitado por Deus Pai no terceiro dia, concretizando Sua obra redentora.

Com efeito, é tolice acreditar que o homem, por mais que cresça em conhecimento científico, possa fazer aquilo que somente a Deus é possível. Quem nisso acredita se ilude terrivelmente, e gasta sem tempo com coisas inúteis e que conduzem para cada vez mais longe de Deus. Existe apenas um caminho para a ressurreição: Jesus Cristo.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” (João 11:25-26)

As pessoas que foram ressuscitadas nos textos bíblicos (à exceção de Jesus) não o foram para a vida eterna, mas para continuarem a viver neste mundo por mais algum tempo. Posteriormente morreram outra vez na carne, todavia, sua fé em Deus e em Seu Filho Jesus Cristo lhes assegurou a vida eterna, ou seja, ainda que tenham morrido, tornarão a viver para nunca mais experimentarem a morte, vivendo eternamente junto a Deus.

Jesus foi o único que ressuscitou e vive eternamente, e Ele abriu o caminho para que essa bênção fosse estendida aos que nEle creem. O único modo de provar a ressurreição é pela fé em Jesus. Todo esforço que o ser humano faça no sentido de voltar a viver por seus próprios meios é vão, mas aquele que descansa em Jesus tem a certeza de que, ao fim da jornada neste mundo, se iniciará uma jornada de glória eterna.

“Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho. Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (Apocalipse 21:1-8)

Portanto, aquele que quiser viver eternamente, procure o único Caminho que conduz à vida eterna: Jesus Cristo. O resto é tolice e perda de tempo, e somente leva para onde não se deseja ir: a morte eterna.

Leia Romanos 6; 1 Coríntios 15; FIlipenses 3; 1 Pedro 1:3;

Que Deus o direcione para o Caminho.

José Vicente

09.02.2010

SUGESTÕES DE LEITURA:
 
COLT E A INVERSÃO DE VALORES
 
AS BEM-AVENTURANÇAS
 
HOJE
 
DEUS ENDIVIDADO?
 
DESÇA DA ÁRVORE, ZAQUEU
 
A NECESSIDADE DE SERMOS TRANSFORMADOS POR DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário