terça-feira, 5 de outubro de 2010

AINDA HÁ CRISTÃOS...

Na Bíblia vamos encontrar os discípulos de Jesus sendo chamados de “cristãos” pela primeira vez em Atos 11:26, na cidade de Antioquia. Antes disso eram também chamados de “os do Caminho”. Assim ocorria porque eles seguiam o único Caminho Verdadeiro, que conduz à Vida, Jesus Cristo, e procuravam andar nos Seus passos.

Os cristãos bíblicos tinham convicção de quem eram eles, e de quem era e é Jesus. Eles eram os discípulos, seres humanos pecadores que necessitavam da Graça de Deus, caso contrário estariam irremediavelmente perdidos anta sua impossibilidade de conseguirem cumprir os requisitos para alcançarem a santidade na vida e obterem o perdão dos pecados. Jesus era O Caminho através do qual poderiam chegar a Deus Pai, sendo limpos de todo pecado e santificados pela Verdade.

Aqueles cristãos buscavam a glória de Deus, e não a sua própria. Eles reconheciam Jesus como o Senhor de tudo e de todos. Eles viam o Espírito Santo como o Consolador prometido por Jesus, e o Instrutor que ensinaria todas as coisas, além de conceder dons para edificação da Igreja e de cada cristão individualmente.

Com o passar do tempo, foi-se cumprindo o que Jesus e os apóstolos predisseram sobre a deturpação dos ensinos do Mestre. Foram surgindo falsos profetas, falsos apóstolos, falsos cristãos. Mentiras foram se introduzindo no meio da Igreja, o pecado foi sendo admitido sob formas camufladas, e os agentes de Satanás, disfarçados de ministros da Luz, foram penetrando com artimanhas e astúcias capazes de induzir muitos ao erro, crendo que estavam agindo corretamente.
Hoje, no século 21, assistimos a uma profusão de seitas que se dizem cristãs, mas que na verdade não passam de instrumentos de Satanás para tentar abalar a Igreja de Cristo e manter as pessoas cegas à verdade, cativas ao pecado e longe de Deus.

Uma seita diz que se deve adorar a uma certa pessoa, que é, segundo afirma, o Espírito Consolador prometido por Jesus. Essa pessoa é colocada em situação de igualdade com Jesus, regendo os exércitos celestiais, com poderes de vida, salvação, perdão de pecados, cura, etc. Outra seita diz que seu líder, ainda vivo, é Jesus Cristo homem, que já voltou e está pregando o verdadeiro evangelho. Outra, ainda, diz que Jesus apareceu ao seu fundador e disse que estava tudo errado, que as Escrituras precisavam ser complementadas, criando assim um novo livro, com novas revelações totalmente discrepantes em relação à Bíblia. Outra seita diz que seu líder tem a unção do Espírito Santo, e o fato de as pessoas caírem aos montões ante seu sopro ou ante a passagem de seu paletó é evidência de que realmente o poder do Espírito é que está atuando. E por aí vai, com muitas outras loucuras sendo pregadas.

Muitos cultos se transformaram em sessões de hipnose coletiva, onde um líder muito hábil consegue induzir as pessoas a estados de transe que pensam ser provocado pelo Espírito Santo. Outros cultos são pautados pela presença imprescindível do diabo e seus comparsas, e a presença do diabo é tão importante que, se ele não se manifestar, não tem culto, afinal, não é a Deus que se vai cultuar, mas sim ao diabo e aos homens que dizem ter poder sobre ele, mesmo afirmando que isso é em nome de Jesus.

O que me anima é ver que ainda existem cristãos neste planeta. Cristãos de verdade, não aqueles que apenas assim se autodenominam. Pessoas que creem em Jesus, o Jesus bíblico, o Filho de Deus, Aquele que tem poder sobre tudo o que existe, e que está acima de todo principado e potestade. Aquele diante do qual os demônios se curvam, reconhecendo Seu Poder e Sua Divindade. Aquele que não se faz prevalecer por atitudes arrogantes ou agressivas, que não oprime os mais fracos nem exalta os fortes, mas que exala amor e tudo faz com sabedoria. Aquele que se entregou para que viesse a salvação a todos quantos cressem em Seu Nome, e chama carinhosamente os pecadores ao arrependimento. Aquele que ensinou a respeitar as autoridades, a não fazer pactos com o mal, a fazer ao próximo o bem que desejamos a nós mesmos.

Existem, ainda, cristãos que seguem esse Jesus, e que não estão interessados em “shows de fé”, em performances ridículas de alguns que se dizem pastores e ficam saltando de um lado para outro no púlpito, em exploração da fé alheia para arrecadação de mais dinheiro, em favorecimentos de ricos, em transes hipnóticos, em emocionalismo, em falsos messias, etc.

Ainda há cristãos que querem simplesmente ser como Jesus, servindo e amando ao próximo, buscando justiça social, amparando o oprimido e não sendo coniventes com os opressores. Gente que não aceita suborno, que não julga pela aparência, que não fica feliz com o engano do próximo, que sabe que essa vida é passageira e o melhor ainda está por vir. Pessoas que sabem que os seres humanos valem mais do que as riquezas, pois foram feitos à imagem e semelhança de Deus.

Graças a Deus ainda há cristãos, e queira Deus que aqueles que se dizem cristãos, mas que baseiam sua fé em homens e adulterações da Bíblia, venham a se converter de verdade, pois por enquanto há tempo, mas logo virá o momento em que quem creu receberá de Deus a recompensa da Vida Eterna, e quem não creu, ou creu em um falso Jesus e um falso Evangelho, também receberá recompensa, mas não de vida, e sim de morte eterna.

Que Deus tenha misericórdia de todos nós, em Cristo Jesus, e nos salve das mentiras, dos falsos profetas e dos falsos Messias que vão surgindo dia após dia.

José Vicente
05.10.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário