quarta-feira, 11 de novembro de 2009

CONFIANÇA E AMPARO

"Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam." (Salmo 9:10)

Quem é amparado por Deus? O que O busca.
Quem busca a Deus? O que nEle confia.
Quem confia em Deus? O que O conhece.
Quem conhece a Deus? Quem antes foi conhecido por Ele e percebeu que sem Ele não dá para viver.
Tudo se resume, então, em relacionamento com Deus.
Tomando por parâmetro o relacionamento entre os seres humanos, sabemos que os vínculos nascem quando uma das partes toma a iniciativa de estabelecer contato com a outra. A partir daí, a relação vai crescendo, a convivência vai revelando facetas antes desconhecidas, o diálogo vai se aprofundando e o nível de intimidade também. Pai e filho que não se comunicam se conhecem muito pouco. Marido e esposa vão se conhecendo à medida em que vão tendo convivência, dialogando. Amigos se tornam grandes amigos conforme o nível de relacionamento, conforme o tempo que dedicam a se conhecerem, conforme o tempo que passam juntos.
Com Deus, não há muita diferença, a não ser pelo fato de que Ele é que toma a iniciativa de nos buscar, falando ao nosso coração pelo Seu Espírito, e então respondemos à Sua voz, ou não.
Há quem responda e experimente um pouco da Graça de Deus, contentando-se, porém, em permanecer apenas com os pés dentro do Rio da Graça, achando que é suficiente ter alguns minutinhos de oração quase que mecânica, geralmente na hora de dormir; o cumprimento das "obrigações" semanais com a Igreja, como ir ao culto, ir à EBD, ainda que saindo pela porta do templo não se lembrando do que ouviu.
Outros, todavia, vendo como é maravilhoso relacionar-se com Deus, não querem molhar apenas os pés, mas desejam mergulhar nas águas da Graça, buscando uma comunhão mais profunda com o Pai. Esses dedicam muito mais tempo à oração, que é o diálogo com o Pai - sem diálogo não há como estreitar relacionamentos -; leitura da Palavra de Deus (Bíblia), onde Deus Se revela; exercício do amor ao próximo através da convivência e comunhão com os seres humanos.
Assim, esses que mergulham mais fundo no Rio da Graça de Deus são os que O buscam, e buscando a Deus, aprendem a confiar nEle, pois passam a conhecê-lO, e confiando, são por Ele amparados, como diz o salmista.
Busque, conheça, confie e experimente o poder de Deus em sua vida. Ou permaneça na superficialidade do relacionamento e perca a chance de saber como sua vida poderia ser diferente.
Que YAHWEH o abençoe, em Cristo Jesus.

Um comentário:

  1. Ola Preb. José!

    Estou passeando na net para conhecer blogs cristãos, saber o que o povo está buscando e falando... E para divulgar meu blog, o Genizah.

    Muito legal o trabalho que vocês fazem aqui! Parabéns.

    Vou seguir vocês e espero pela oportunidade daquela troca de irmão em Cristo aqui ou no meu blog, se você me der a honra e prazer da visita.

    Genizah é um blog de apologética cristã com uma boa dose de humor. Nosso time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Espero que goste. Paz e Bem!

    Danilo


    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir