segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A SEGURANÇA DA SALVAÇÃO

Infelizmente, há algum tempo os homens vêm negando a Soberania de Deus, porque o orgulho humano não permite ao homem aceitar que o maior tesouro do universo não dependa de sua livre escolha e decisão. Então, o homem ainda vive achando que pode escolher a Deus, sem, contudo, aceitar que Deus é quem escolhe. Paulo, apóstolo que semeou o Evangelho de Cristo entre judeus e gentios e fundou muitas Igrejas, relata, em Gálatas, que ele havia sido escolhido por Deus antes mesmo de seu nascimento, vindo a manifestação do chamado já na idade adulta (Gálatas 1:15-17).

Se dependesse de Paulo, e de suas convicções humanas, ele teria morrido na ignorância quanto à salvação que há em Jesus Cristo, mas esse mesmo Jesus, sendo Deus Soberano, escolheu Paulo antes que ele nascesse, chamou-o no momento apropriado e manteve a fé desse servo, preservando-o para aquele Dia.

Jesus foi muito claro ao afirmar que quem crê NELE é salvo. Observem os textos a seguir:

"Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece." (João 3:36)

"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." (João 5:24)

"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna." (João 6:47)

Notem que Jesus não diz que quem NELE crê terá ou poderá ter a vida eterna. Ele diz que essa pessoa TEM, no tempo presente. Não é um evento futuro ou condicional. A única condição, na verdade, é a fé em Jesus Cristo.

Ainda, Jesus diz que ninguém pode arrancar uma ovelha de suas mãos:

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um." (João 10: 27-30)

Bem, a menos que Jesus tenha faltado com a verdade (o que é simplesmente impossível), posso crer que uma ovelha nas mãos DELE jamais perecerá (jamais se perderá ou deixará de ser DELE). Se sou salvo, significa que estou nas mãos de Jesus. Ora, das mãos DELE ninguém pode me arrebatar. Isso significa que Satanás não pode me arrancar das mãos de Jesus. Significa que eu próprio não posso me arrancar das mãos DELE. O meu pecado não pode me arrancar das mãos DELE. Ninguém pode. Como disse Paulo em Romanos 8, nada pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, absolutamente nada.

Então, vem aquele argumento infundado: quer dizer que posso pecar e fazer o que quiser, pois não perderei a minha salvação?

Quem pensa assim é tolo e, na verdade, nunca foi salvo. A Bíblia deixa muito claro que o salvo vive como salvo. A regeneração provoca exatamente uma transformação de vida e de mentalidade, de forma que pensamentos como o que foi posto acima (posso fazer tudo sem perder a salvação) nem passam pela mente de um salvo.

Se um salvo pensasse assim, significaria que ele tem amor ao pecado, e não há como amar ao pecado e a Jesus, pois ambos são incompatíveis.

Não estou dizendo que um salvo não peca. Digo, conforme as Escrituras, que ele NÃO VIVE em pecado, afundado no pecado, pois o Espírito Santo, que nele habita, produz arrependimento e rejeição ao pecado.

As Escrituras nos revelam que Deus exige de nós a perseverança na fé, e isto é verdade. Devemos resistir até o fim de nossa carreira. Todavia, as Escrituras também deixam muito claro que o próprio Deus nos capacita para que possamos perseverar, pois, se dependêssemos de nossa força, vontade e aplicação, certamente pereceríamos.

"De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor." (1 Coríntios 1:7-9)

"E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos. Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno." (II Tessalonicenses 3:2-3)

"E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá." (I Pedro 5:10)

Portanto, amados irmãos, uma vez salvos, para sempre somos salvos, sim, pois a nossa salvação não depende de nossa capacidade, mas está nas mãos de Deus, que é o único que pode nos confirmar e guardar até o dia final. Não fosse isso, ninguém seria salvo.

Esqueçam o argumento de que a garantia da salvação leva os crentes a pensarem que podem faze o que quiserem, inclusive ficar parados esperando o tempo passar, pois isso não condiz com o pensamento de um salvo, conforme as Escrituras. Somente quem está 100% na carne pensa isso. E esse, obviamente, ainda não foi alcançado pela salvação que há em Cristo Jesus.

Deixemos de colocar o homem como dono de sua vida, pois o homem não é dono de nada, tudo pertence a Deus, inclusive nossa salvação, que Ele nos dá gratuitamente em Jesus, mediante a fé, que também não é nossa, mas vem de Deus. Leia Efésios 2:1-10.

Para finalizar, quero fazer uma ilustração que poderá facilitar o entendimento: utilizemos um bem material de valor muito elevado. Para mim, é impossível adquirir um jatinho particular, que custa alguns milhões de dólares. Se depender de minha condição, nunca vou adquiri-lo. É algo inatingível para mim. Um amigo bilionário, todavia, resolve me presentear com um jatinho (um presente incomum e que, na realidade, ninguém me daria). Muito bem, agora tenho um jatinho, e isso me deixa muito feliz. Entretanto, não tenho condições de construir um angar para guardá-lo, nem de pagar o aluguel de um angar. Também não tenho condições de cuidar da manutenção da aeronave, que, como se sabe, envolve custos elevados. Não tenho como abastacê-la. Não tenho como pagar impostos decorrentes da propriedade dela. Pôxa, recebi um presente de grego! Meu amigo bilionário, muito bem intencionado, me deu um presente que eu nunca poderia comprar, mas se esqueceu de um detalhe: não tenho como manter esse presente, e acabarei por perdê-lo!

Vejam bem: creio que as pessoas que leram essa ilustração conseguiram entender o seu significado. Se não tenho condições de adquirir um bem material, também não tenho condições de adquirir a salvação com meus esforços, pois a salvação é infinitamente mais valiosa do que qualquer bem material. Ora, se não tenho como adquirir a salvação, também não sou capaz de, uma vez recebida gratuitamente de Deus, mantê-la incólume até o fim, pois não sou capaz nem mesmo de manter um bem material, que é perecível, embora muito valioso, mas que não vale tanto como a salvação.

Deus seria imprudente (isso seria um absurdo) se simplesmente entregasse em minhas mãos um bem tão valioso, que custou o sangue de Seu próprio Filho, e não me fornecesse os meios para guardar e preservar esse bem. Assim, Deus me concede gratuitamente a salvação, através da fé que Ele mesmo me dá, e também me outorga o selo que é a garantia de que meu resgate foi pago, e de que não tenho mais nada a pagar, que é o Espírito Santo. Esse mesmo Espírito me dirige os passos e me afasta do que pode me contaminar, e me guarda para o grande Dia do Senhor.

O Espírito Santo, com o qual somos selados, nos revela a vontade de Deus, assim como nos ensina a viver para Deus, produzindo em nós o fruto do Espírito. Ele nos convence do pecado e nos leva ao arrependimento. Não significa que Ele nos manipula, pois continuamos a ter vontade própria e podemos fazer opções que não agradam a Deus, mas, quando isso ocorrer, o Espírito nos levará a ver que agimos conforme a carne e, com amor, demonstrará que há necessidade de mudança. A linguagem do amor é facilmente compreensível, mas se mesmo assim resistirmos, um puxão de orelha do Pai celeste nos fará ver o erro, e, assim, retomaremos o caminho correto.

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória." (Efésios 1:3-14)

"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção." (Efésios 4:30)

Irmãos, deixemos o evangelho antropocêntrico de lado, e nos concentremos no Evangelho de Jesus Cristo, onde ELE é o centro de tudo, é Soberano e não segue a mentalidade humana.

Abraço a todos, e que o Espírito Santo, no qual fomos selados para o Dia do Senhor, nos dê entendimento para não mudarmos a Palavra de Deus conforme nosso orgulho, e nos leve a reconhecer que não temos condições de adquirir nem de manter a salvação por nossos esforços, e devemos, por isto, confiar unicamente em Jesus Cristo.

A paz de Cristo a todos.
José Vicente
06/07/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário