segunda-feira, 8 de junho de 2009

VOCÊ ESTÁ COM DEUS?

Deus é onipresente. Ele está em todos os lugares ao mesmo tempo. Está aqui nesta sala onde digito esta mensagem, está na sala de quem a está lendo. Ele está nas casas, nos locais de trabalho, nas escolas, no mar, enfim, não há lugar onde Deus não esteja.

Entretanto, o fato de Deus estar no mesmo lugar em que você, não significa que você esteja com Deus.

Se João e José estão em um restaurante, cada qual sentado à sua mesa, não estando um na companhia do outro, então João não está com José, eles apenas estão no mesmo local.

Para que se pudesse dizer que João está com José, seria necessário que houvesse um vínculo entre eles (amizade, parentesco ou trabalho), e que realmente estivessem juntos ali (João convidou José para almoçar), ou, mesmo que tivessem se encontrado casualmente no restaurante, passassem a dividir a mesma mesa, enquanto colocavam a conversa em dia.

Portanto, repito: não é porque Deus está no mesmo local em que você está, que se pode dizer que você está com Deus.

Você estará com Deus se mantiver um relacionamento com Ele. Se você o convidar para estar junto com você, se realmente cultivar a amizade de Deus, buscar o conhecimento do Senhor através da oração e da leitura da Palavra, andar conforme os mandamentos dEle.

"E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus." (Tg 2:23)

Abraão era um homem como qualquer outro, mas o que o diferenciava era o fato de que era amigo de Deus. Ela cria em Deus, e nEle depositava sua confiança. Ele conversava com Deus, e andava com a consciência de que Deus estava em toda parte, acompanhando seus passos, e nessa consciência entregava seus passos a Deus, a fim de ser conduzido pelo melhor caminho.

Abraão não se contentava em saber que Deus estava no mesmo lugar que ele. Abraão queria compartilhar com Deus sua própria vida, e, assim, andar com Deus. Abraão vivia por fé, pois a fé é o que possibilita o estabelecimento de um relacionamento com Deus. "Sem fé", como diz a Escritura, "é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam". (Hb 11:6)
Assim, pela fé sei que Deus está aqui, no mesmo lugar em que me encontro neste momento. E pela fé busco relacionar-me com Ele, estabelecendo um diálogo, ainda que em silêncio, e buscando nEle tudo o que me falta para ser alguém melhor. Desta forma, sei que não estou sozinho, mas Deus é meu companheiro inseparável, ainda quando eu mesmo não suporto minha própria companhia. Ele não desampara um amigo.

Responda com sinceridade: você está com Deus, ou vive como se Ele estivesse muito longe, sem possibilidade de um contato mais profundo?

"O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo." (Sf 3:17)

Que Deus manifeste sua presença na vida de todos os que O buscam e desejam Sua amizade.

José Vicente
08/06/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário