segunda-feira, 31 de agosto de 2009

HOJE



“Que cada qual examine os seus pensamentos, e os achará sempre ocupados com o passado e com o futuro. Quase não pensamos no presente; e, quando pensamos é apenas para tomar-lhe a luz a fim de iluminar o futuro. O presente não é nunca o nosso fim; o passado e o presente são os nossos meios; só o futuro é o nosso fim. Assim, nunca vivemos, mas esperamos viver, e, dispondo-nos sempre a ser felizes, é inevitável que nunca o sejamos." Blaise Pascal

Nossa vida passa rapidamente. A Bíblia nos diz que somos como a neblina, que no mesmo instante em que está sobre a terra, já não está mais, sendo dissipada rapidamente (Tiago 4:14). Essa brevidade muitas vezes só é percebida quando já estamos no fim de nossa carreira.

Muitas pessoas vivem presas ao passado, lamentando o que fizeram ou deixaram de fazer. Outras só sabem pensar no futuro, no que gostariam de fazer, em como desejam que as coisas sejam. Poucos se concentram no hoje.

O problema é que o futuro é construído a partir do hoje. Os frutos que colherei no futuro são o resultado da minha semeadura hoje. Se nada semeio, nada colherei. Se apenas visualizo os frutos que desejo colher, mas não lanço as sementes que possam produzir esses frutos, o futuro, como o imagino e anseio, não acontecerá.

Na verdade, o futuro é incerto. Não sabemos quando morreremos. Não sabemos o que nos ocorrerá no próximo minuto. Como disse Pascal, de tanto pensarmos no futuro, acabamos não vivendo o hoje.

O passado não pode ser mudado. O futuro está escondido de nós, e somente Deus o conhece. Está diante de nós o hoje, no qual devemos tomar decisões, o qual deve ser vivido, e que não pode ser desprezado.

Viva sua vida com sabedoria. Alegre-se porque Deus lhe deu mais um dia de vida. Ame as pessoas e não deixe que mágoas façam morada em seu coração, achando que amanhã poderá resolver a situação. Hoje você pode mudar tudo. Amanhã, só Deus sabe.

“É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã.” (Renato Russo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário