domingo, 14 de junho de 2015

Alegria no SENHOR

"O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos." (Provérbios 17:22)
A alegria traz bem estar,  muda nossa forma de enxergar as coisas, transforma o ambiente,  faz muito bem à nossa saúde.  Já o abatimento traz tristeza, desânimo, negatividade e doenças,  pois impacta nosso sistema imunológico e afeta os órgãos do corpo,  em especial a mente. Em Deus temos motivos para cultivar alegria no coração mesmo diante de situações difíceis.  O Altíssimo,  criador do céu e da terra, que tem o universo em suas mãos,  nos ama e jamais nos abandona.  Ele se preocupa conosco,  embora nem sempre consigamos entender isso. O amor de Deus,  manifestado na entrega do Seu Filho,  Jesus Cristo,  para nossa redenção,  é motivo para vivermos com o coração alegre,  pois sabemos que o mundo é transitório,  mas o amor de Deus é eterno. Cultive a alegria,  pois o abatimento só trará dor e angústia.
José Vicente.

sábado, 13 de junho de 2015

DESCANSO NO SENHOR

"Observem os corvos: não semeiam nem colhem, não têm armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. E vocês têm muito mais valor do que as aves!" (Lucas 12:24)
Medo, insegurança, ansiedade, solidão e tristeza são alguns dos sentimentos que atordoam as pessoas, que muitas vezes se sentem solitárias e desprovidas de amor. Porém, é necessário trazer à memória a Palavra de Jesus, ao dizer que Deus cuida não apenas da natureza por Ele criada, mas principalmente de nós, seres humanos, que Ele formou com tanto amor. Nunca estamos sozinhos nem desamparados, o Altíssimo é conosco. Não devemos ter medo, porque o Eterno nos protege. Ele nos cerca com amor e misericórdia, e nada nos falta, pois nEle temos sufiência de tudo. O elemento essencial para descansarmos em Deus é a fé. Creia e veja.
José Vicente

PILARES DA VIDA

Deus-Família-Trabalho. As bases de nossa existência devem seguir esta ordem. Deus é o Criador de tudo o que existe. Ele instituiu a família e o trabalho. Se Deus não for o alicerce, se Ele não tiver a primazia, a família não se firma e o trabalho não produz fruto abençoado. Assim também a família não deve ocupar o lugar de Deus, da mesma forma que o trabalho não pode tomar o lugar que é de Deus e da família. Muitos invertem a ordem, colocam o trabalho em primeiro lugar, e aos poucos vão se afastando de Deus e vendo a família se desestruturar. O que Deus fez para ser bênção não pode se tornar motivo de sofrimento e desunião. Sirva a Deus, ame sua família e seja diligente em seu trabalho.
José Vicente

DOMÍNIO PRÓPRIO

"O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão." (Provérbios 15:18)
Paciência é uma virtude escassa hoje em dia. As pessoas se irritam com facilidade, discutem, têm relacionamentos abalados porque não conseguem agir com calma e reflexão. Pessoas assim vão se isolando, pois ninguém gosta de estar com quem é um barril de pólvora. A paciência, por sua vez, conduz à paz, fortalece os vínculos, evita o sofrimento causado por atitudes impulsivas e irrefletidas. O paciente domina a si mesmo e consegue acalmar as pessoas em situações difíceis. O paciente escuta, reflete, aconselha, tem respostas brandas que aplacam a ira, é uma pessoa agradável. Sejamos mais pacientes com as pessoas, perdoando suas fraquezas, assim como Deus é extremamente paciente para conosco, apesar de nossas enormes falhas.
José Vicente.

TEMOR DO SENHOR

"O temor do SENHOR é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte." (Provérbios 14:27)
Temer a Deus é trata-lo com reverência, extremo respeito, procurando observar seus mandamentos em todos os momentos com coração obediente e grato. Quem teme a Deus não corre em busca de prazeres transitórios nem dedica sua vida ao que é contrário à Palavra de Deus, antes, se afasta do que é mau, e o Altíssimo guarda o seu caminho, de maneira que não venha a se enveredar na estrada larga que conduz à morte, mas se esforce por percorrer o caminho estreito que leva à vida em sua plenitude. Quem teme a Deus anda de forma prudente, pois é guiado pela Sabedoria do Alto.
José Vicente

PLANTAR E COLHER

"Quem faz o bem aos outros, a si mesmo o faz; o homem cruel causa o seu próprio mal." (Provérbios 11:17)
A Bíblia nos revela uma lei infalível: semeadura e colheita. O que plantamos ao longo de nossa caminhada determina o que colheremos. É melhor fazer o bem às pessoas, semear amor e misericórdia, porque o fruto da maldade é deveras amargo, e o provarão todos os que vivem com o coração endurecido, que se enchem de inveja, de ganância, de egoísmo, etc. Vamos semear o bem, amar a justiça, colocar um sorriso nos lábios das pessoas, pois Deus, a Seu tempo, fará frutificar a boa semeadura em nossa vida.

PROCEDER SÁBIO

"Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. " (Provérbios 4:6)
Sabedoria é temer a Deus e observar Sua Palavra. Mas a sabedoria também se revela nas atitudes do dia a dia. Quem envenena o próprio corpo com alimentação incorreta, pensando mais no prazer de comer do que na sua saúde, age com insensatez e despreza o corpo que Deus lhe deu. Também quem se entrega a vícios é carente de sabedoria. Cultivar raiva ou qualquer sentimento que não seja amor e gratidão é demonstração de tolice, pois adoece nosso espírito. Sejamos sábios, cuidando do espírito e do corpo, pois esta é a vontade de Deus para nós.
José Vicente

AMOR PRÁTICO

"Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam." (Lucas 6: 28)
Jesus disse que o segundo maior mandamento é amar ao próximo como a si mesmo. Amar, no sentido bíblico, não deve ser confundido com demonstrar afeição, mas envolve uma atitude superior. A oração pelas pessoas é uma das melhores formas de exercitar o amor. Orar a Deus por familiares, amigos, vizinhos, governantes etc, deve ser algo habitual na vida do cristão. A oração também é a melhor resposta às afrontas e perseguições que sofremos. Pedir a Deus que abençoe aos que nos causam mal é amar conforme o mandamento. Essa oração produzirá maiores efeitos em nós mesmos, moldando nosso caráter conforme a vontade de Deus. Pela oração nós somos transformados por Deus, assim como o são aqueles que nos fazem mal. Oremos por todos.
José Vicente

CORAÇÃO GRATO

"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (1Ts 5: 18)
Em todo o tempo devemos cultivar no coração a gratidão a Deus, tanto quando as coisas vão bem, como quando tudo parece estar desabando. Em meio às tempestades da vida devemos render graças, não pelas tempestades, mas por termos conosco o Deus Altíssimo, que é maior do que qualquer tempestade. E na bonança a atitude de gratidão mostra que reconhecemos que o SENHOR tem nos livrado e sustentado, e que estamos prontos para receber mais bênçãos, enquanto a ingratidão revela que somos incapazes de reconhecer as bênçãos e de receber mais. Cultivemos a gratidão a Deus.
José Vicente

INTEGRIDADE DE CARÁTER

"Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. " (Mateus 5 : 37)
Neste mundo corrompido torna-se cada vez mais difícil confiar nas palavras das pessoas, pois hoje a palavra já não tem o valor que tinha tempos atrás. Isto é consequência da degradação moral que avança, destrói valores, forma pessoas com mau caráter e mentirosas. Jesus Cristo ensina seus discípulos a serem pessoas que têm firmeza de caráter, integridade, cuja palavra vale mais do que qualquer documento registrado em cartório. O cristão deve ser pessoa de uma só palavra, cumprindo os compromissos que assume mesmo que isto lhe traga algum prejuízo. Ele há de ser alguém confiável, jamais se destacando por ser uma pessoa de má índole.
José Vicente

SABEDORIA

"Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento, mais do que o robusto. " (Provérbios 24: 5)
A Bíblia ensina que o temor do SENHOR é o princípio da sabedoria. Quem anda no Caminho do Altíssimo é sábio, pois caminha para a vida. Sua fortaleza é Deus, em quem ele se refugia e encontra proteção. O insensato, ainda que tenha força física, poder econômico ou político, riquezas, é fraco, pois vive confiando apenas em si mesmo e nas coisas deste mundo, e caminha para a morte. Sejamos sábios, temamos a Deus e o exaltemos por meio de um viver conforme a Sua vontade.
José Vicente

PALAVRAS

"De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. " (Tiago 3:10)
Nossas palavras têm poder. Não um poder místico, como muitos pensam, mas a capacidade de edificar ou destruir. Palavras sábias, ditas de forma correta e no momento certo, trazem ânimo, conforto, segurança, contribuem para o bem de quem as ouve, abençoam vidas. Palavras ditas precipitadamente, por impulso, sem reflexão, desprovidas de amor, podem destruir valores, relacionamentos, vidas. Os lábios de quem serve a Deus têm que ser fonte de bênçãos. Se assim não for, melhor repensar a qualidade da fé que professamos.
José Vicente

SEM MÁSCARAS

"Melhor é não ser ninguém e, ainda assim, ter quem o sirva, do que fingir ser alguém e não ter comida" (Provérbios 12:9)
Aparências podem até enganar, mas não passam de aparências, são um caminho para a infelicidade e a solidão. Não devemos tentar parecer ser quem não somos. Deus nos fez únicos, e quer que vivamos nossa vida com autenticidade. O Altíssimo não se agrada do uso de máscaras, e Ele sabe exatamente quem somos nós, não há como ludibria-lo. Tenhamos uma vida simples e autêntica, isso é bênção de Deus.
José Vicente

VIVER A VIDA

A vida é um presente de Deus, e devemos conduzi-la de forma a glorificar o nosso Criador, pois Ele nos ama e deseja nosso crescimento diário. O que você tem feito com sua vida e com os dons e talentos que recebeu de Deus. Aproveitar a vida não é fazer tudo o que vier à mente nem se afundar nos prazeres transitórios deste mundo, mas espalhar o amor de Deus onde estivermos, usar nossas habilidades conscientemente, contribuindo para melhorar a vida do próximo. Deus abençoe seu dia.
José Vicente

PROMOTORES DA PAZ

"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;" (Mateus 5: 9)
O discípulo de Jesus é chamado para ser um promotor da paz, e não para instigar contendas ou viver em guerra com as pessoas. Uma das formas como Jesus é chamado nas profecias do Antigo Testamento é "Príncipe da Paz". Como seus seguidores nossa missão é promover a paz entre as pessoas, e principalmente anunciar que por meio de Cristo temos paz com Deus (Rom 5:1), pois em Cristo operou-se a reconciliação entre o Altíssimo e o ser humano que é lavado e redimido no sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Col 1: 21-23; Jo 1:29). Sejamos mensageiros da paz, transmitindo aos outros a paz que experimentamos em Cristo (Jo 14:27). Deus abençoe você e lhe conceda um dia abençoado, cheio de paz.
José Vicente

ESPERA NO SENHOR

"Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor." Salmo 27: 14
O desânimo vem, muitas vezes, e provoca um desastre em nossa vida, pois acaba com a motivação, tira o sentido do que estamos fazendo, faz desmoronarem os sonhos, produz abatimento e derrota. O Altíssimo, porém, nos convida a esperar nEle, pois dEle vem a força quando os pés vacilam, quando as pernas fraquejam e as mãos ficam trêmulas. Confiemos em Deus, Ele é conosco, Ele é o nosso refúgio e fortaleza. Deus nos ampara e guia, Ele nos cerca com Seu amor e nos conduz a uma vida plena em Sua Presença. Confiemos no Eterno e veremos maravilhas.
José Vicente

FÉ EM AÇÃO

Deus age nas nossas limitações. A Deus nada é impossível, mas Ele não fará aquilo que nós podemos e devemos fazer. Cabe a nós o empenho e a prudência, agindo movidos pela fé no Altíssimo. Deus não abençoa a imprudência e o comodismo, mas tem prazer naquele que é diligente e que crê, cobrindo-o com Sua Graça. "O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta". (Provérbios 13: 4)
José Vicente

DEIXE A ANSIEDADE DE LADO

Fatos futuros estão sob o domínio de Deus. Nada podemos fazer quanto a coisas que nem mesmo sabemos se irão acontecer. Andemos em fé, confiando nAquele que tudo sabe e tudo pode, visto que Ele cuida de nós com amor. "Lançando sobre Ele toda vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. " (1Pe 5 :7).
José Vicente