segunda-feira, 22 de outubro de 2012

JESUS: O ALIMENTO PARA A VIDA ETERNA



Texto base: João 6.1-40


Jesus prosseguia em Sua missão de proclamar o Reino de Deus e ensinar a Verdade às pessoas. Ele vinha realizando sinais, milagres incomparáveis, e Seus ensinamentos eram autênticos, as pessoas viam nEle autoridade espiritual, um mestre diferente, amável e sábio.

Os líderes religiosos judaicos faziam oposição a Jesus, mas Ele prosseguia ensinando ao povo a Palavra de Deus, e convocando todos ao arrependimento. Por onde passava ia deixando um rastro de amor e compaixão.
Chegamos, então, ao momento em que uma grande multidão veio ouvir os ensinos de Jesus e buscar curas, e como o dia estava findando, eles ainda não haviam se alimentado, estando longe da cidade e de qualquer lugar onde pudessem comprar alimento. Jesus sabia que eles estavam com fome, e utilizou essa oportunidade para demonstrar mais algumas verdades do Reino de Deus.

      1)      Quem tem fome deve buscar Jesus
Aquelas pessoas que se reuniram naquele lugar estavam famintas, mas sua fome não era apenas de alimento: elas tinham fome de misericórdia, de amor, de atenção, de cura, de livramento, de liberdade... de Deus.
Eram pessoas enfermas física e espiritualmente. Pessoas amarguradas, ansiosas por uma palavra de ânimo, de bondade, de valorização. Muitos vinham carregando problemas que os perseguiam há tempos.
Ali havia pessoas ansiosas por encontrar a solução para problemas insolúveis, a cura para doenças incuráveis, a libertação de escravidões duradouras...
Os líderes religiosos judaicos não eram capazes de suprir essa fome do povo. Embora tentassem parecer muito santos e cumpridores da Lei de Deus, eles não eram líderes segundo o coração de Deus, mas se preocupavam muito mais com tradições e posição social do que com a saúde espiritual do povo.
Jesus vinha demonstrando que não era como os lideres existentes até então, pelo contrário, Ele era exatamente o oposto, porque não buscava a glória própria, mas a do Pai. Jesus falava com autoridade, pois sua vida consistia na prática de tudo o que Ele ensinava.
Enquanto os lideres religiosos marginalizavam as pessoas por causa de seus erros e de sua condição social ou de saúde, Jesus acolhia essas pessoas, tratava-as com amor e misericórdia, e com suas atitudes e palavras provocava transformação na vida de quem O ouvia.
Hoje, Jesus continua sendo a solução para quem tem fome. Ele continua sendo Aquele que não rejeita quem a Ele se achega. Ele continua disposto a amar, dar atenção, aconselhar, ensinar, curar, restaurar, perdoar, tratar com respeito e muito mais.
Jesus está pronto para ouvir nosso clamor e nos socorrer em qualquer situação. Ele tem prazer em usar de compaixão para com aqueles que nEle confiam e nEle se refugiam.