domingo, 23 de janeiro de 2011

FALANDO NA LINGUAGEM DE DEUS

TEXTO BASE: LUCAS 7.36-50

Introdução
A passagem que lemos nos mostra Jesus sendo convidado para um jantar na casa de um fariseu chamado Simão. Os fariseus, como sabemos, eram judeus extremamente zelosos pela Lei de Deus, entretanto, acabaram por desvirtuar a essência da Lei, transformando-a em um jugo pesado sobre os ombros das pessoas. Seus critérios eram muito severos, e não atentavam para o fato de que Deus não desejava aquela religiosidade zelososzezzzque eles demonstravam, mas queria que aprendessem a amar e usar de misericórdia e humildade.
Quando os fariseus convidavam Jesus para um jantar ou outro evento, normalmente tinham em mente a intenção de testá-lo e tentar mostrar que Ele não era quem dizia ser, mas seus planos sempre eram frustrados, porque Jesus era o Messias, o próprio Deus encarnado, e a sua sabedoria superava em muito à dos mestres judaicos. Ele conhecia os desígnios dos corações. Na verdade, aquela essência que os líderes judeus haviam deixado de lado na Lei, Jesus fazia questão de demonstrar na prática: o amor.
Jesus recebeu atenção e cuidado de uma mulher considerada pecadora, indigna, e não a repreendeu nem a mandou embora, antes, Ele a tratou com amor e compaixão.
O texto de Lucas mostra mais uma das ocasiões em que Jesus deixou sem palavras os mestres da Lei, revelando a dureza de seus corações em contraposição à misericórdia de Deus.
Vejamos algumas das muitas lições que podem ser extraídas da narrativa de Lucas.

1-                 NÃO BASTA CONVIDAR JESUS, É NECESSÁRIO AMÁ-LO VERDADEIRAMENTE

Simão, o fariseu, convidou Jesus para um jantar em sua casa. Conforme os costumes judaicos, ao receber em sua casa um convidado o anfitrião deveria se portar com hospitalidade, dar um beijo no convidado logo à porta, mandar um servo lavar os pés da visita, providenciar água para que pudesse lavar o rosto e as mãos,  e ungi-lo com bálsamo.
Jesus aceitou o convite e foi à casa de Simão, mas lá não recebeu as cortesias que o anfitrião deveria oferecer.