sábado, 24 de dezembro de 2011

NATAL: O REI DA GLÓRIA SE FEZ HOMEM


Andando pelas ruas da cidade vejo que elas estão mais movimentadas. Muitos rostos conhecidos, e outros que nunca vi, desfilam a pé ou em carros na correria das compras para as festividades de Natal.

Pessoas que se mudaram para outras localidades e que, nesta época, voltam para rever familiares e participar de uma confraternização agradável, revendo parentes e amigos que há tempos não viam.

Isso é bom! As famílias reunidas, os amigos se reencontrando, sorrisos nos rostos, presentes...

O problema está, muitas vezes, no foco da festividade. Por que existe o Natal? O que ele significa? O que as pessoas comemoram?

Para muitos, Natal é ocasião para beber bastante (alguns até não sentirem mais o chão sob seus pés) e comer até se fartar. É momento de se entregar a festas regadas a bebida, músicas de qualidade extremamente duvidosa e se esbaldar nas baladas, onde se liberam a lascívia e os instintos carnais.

Infelizmente, coisas desse tipo acontecem. No Natal, quando deveria haver uma celebração do amor, da paz, da esperança, há aqueles que, sem se preocuparem com o significado da festividade, agem como seres irracionais em busca do prazer. Nessa época há considerável quantidade de brigas, violência e homicídios.

Já passou da hora de as pessoas voltarem a pensar no que significa o Natal.

É claro que há aqueles que se insurgem contra o Natal afirmando: “essa festa não está prevista na Bíblia”, ou então “Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro”, ou, ainda, “Natal é uma criação do imperador Constantino, isso não é coisa de Deus”, e por aí vai.

Realmente Jesus não nasceu em 25 de dezembro, e não há nenhum mandamento na Bíblia para comemorarmos o Natal. O que se deve ter em mente, porém, é que houve um dia em que Deus enviou Seu Filho amado, Jesus Cristo, para se tornar um ser humano, sofrer todo tipo de privações, humilhações, terminando com Sua morte numa cruz e culminando com a Sua ressurreição, para nossa redenção, justificação e salvação.

Todo cristão autêntico é profundamente grato a Jesus por ter se submetido a esse sacrifício para salvar vidas que não mereciam tamanha demonstração de amor. Uma forma de fazer isso é reservando um dia, pelo menos, para lembrar a ocasião em que Deus se fez homem e habitou entre nós. Não que devamos nos restringir a um dia para agradecer a Deus, pois continuamente devemos render ações de graças, mas aproveitar a oportunidade em vez de ficar debatendo sobre ela é essencial.

Não sabemos exatamente qual foi o dia do ano em que isso ocorreu. Assim, havendo uma data anteriormente escolhida, 25 de dezembro, o cristão genuíno aproveita a oportunidade para refletir em tudo o que Jesus Cristo fez por nós, e relembrar com todo respeito e reverência a infinita Graça manifestada por Deus ao nos resgatar da condenação eterna através do sacrifício de Jesus.

Preservar a memória de um evento tão importante é fundamental. Áqueles que afirmam que não se deve comemorar o Natal por não haver ordenação Bíblica faço uma pergunta: é necessário que Deus edite uma ordem para que tenhamos um coração grato pelo que Ele fez por nós? Não devemos nós, o que nos declaramos cristãos, manifestar gratidão continuamente, e aproveitar essa ocasião para adorar a Deus de forma mais entusiasta ainda pela lembrança do maior milagre já acontecido no mundo, que foi a encarnação de Deus?

Conclamo os cristãos a esquecerem os questionamentos tolos que se espalham e a se concentrarem unicamente em Deus, o Autor de nossa salvação, e em Jesus Cristo, Seu Único Filho, que veio ao mundo como homem, morreu na cruz e ressuscitou, vendendo a morte e o diabo, para nos conceder a adoção de filhos de Deus e a Vida Eterna.

Também exorto a todos para que esqueçam as bebedeiras, glutonarias e orgias, pois isso é evidente falta de respeito e reverência para com o Senhor. Antes, aproveitem a ocasião do Natal para uma autoanálise, refletindo sobre o modo de vida que temos levado, que, muitas vezes, está a milhares de quilômetros de distância do propósito de Deus para nós.

Vamos nos reunir com nossos familiares e comemorar a vinda do Rei da Glória, com todo o temor e tremor, pois a Ele devemos honra e glória.

Feliz Natal a todos, e que Jesus receba de nós a honra merecida, hoje e sempre.

José Vicente
24.12.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário