sexta-feira, 13 de agosto de 2010

NOSSA DEFICIÊNCIA DE FÉ

Texto base: Marcos 9:14-29

O contexto da passagem bíblica nos mostra Jesus, retornando juntamente com os três discípulos mais achegados, Pedro, João e Tiago, do monte onde, minutos antes, ocorrera sua transfiguração. Esses discípulos presenciaram uma cena fantástica, maravilhosa, que os deixou estarrecidos e sem palavras nem reação. Diante de seus olhos Jesus foi transfigurado, suas vestes ficaram tão brancas que era difícil olhar para
Ele, e tiveram a visão de Moisés e Elias conversando com Jesus, além de ouvirem a voz vinda da grande nuvem que os cobriu, dizendo que Jesus era o Filho amado de Deus, e a Ele deveriam ouvir.

Após tão notável manifestação divina, Jesus e os três discípulos descem o monte, e ao chegarem em sua base encontram uma multidão alvoroçada, e alguns escribas (líderes religiosos judeus) discutiam com os discípulos que não haviam acompanhado Jesus.

Quando Jesus indagou quanto ao motivo da discussão, uma voz surgiu no meio da multidão, de um pai desesperado que tinha o filho possesso por um espírito mudo e surdo há tempos, e, não tendo encontrado Jesus, rogou aos discípulos do Mestre que o libertasse, mas eles não conseguiram fazê-lo.

Jesus logo entendeu que a discussão, então, se devia ao fato de que os discípulos não haviam obtido êxito em expulsar o espírito que se apossara do rapaz, e que os líderes judeus, sempre ávidos por encontrarem algo de que O acusar, certamente colocavam em dúvida a autoridade de Jesus, já que os discípulos haviam recebido dEle autoridade para curar enfermos e expulsar demônios.

A passagem bíblica em questão nos transmite muitos ensinamentos, mas vamos nos ater a apenas alguns deles.