sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ALGUMAS LIÇÕES DO SALMO 9

Leia o Salmo 9 algumas vezes, e procure discernir lições para a sua vida. A Palavra de Deus é rica em instruções para a vida.
Outro dia, atentei para o versículo 10 desse Salmo, que utilizei em uma breve mensagem numa reunião de oração. Pouco antes, porém, comecei a ler o Salmo inteiro, e percebi que havia muitas coisas mais que poderiam ser observadas e transmitidas, para fins de edificação espiritual.
A leitura do Salmo 9 me levou a ver que ele apresenta algumas atitudes que devem se constituir em marcas na vida de um servo de Deus, um cristão que deseja ter uma vida plena na presença de Deus.
O Salmo foi escrito por Davi, que, segundo a Bíblia, era um homem segundo o coração de Deus. Interessante que Davi era um homem cheio de defeitos, cometeu muitos pecados, alguns bem graves, mas tinha humildade para se pôr diante de Deus com o coração arrependido e pedir perdão, reconhecendo seus erros e clamando misericórdia. A vida de Davi revela que ele era um servo fiel a Deus, e do Salmo que ele escreveu, inspirado pelo Espírito Santo, podemos extrair, dentre outras, as seguintes lições:

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

CONFIANÇA E AMPARO

"Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam." (Salmo 9:10)

Quem é amparado por Deus? O que O busca.
Quem busca a Deus? O que nEle confia.
Quem confia em Deus? O que O conhece.
Quem conhece a Deus? Quem antes foi conhecido por Ele e percebeu que sem Ele não dá para viver.
Tudo se resume, então, em relacionamento com Deus.
Tomando por parâmetro o relacionamento entre os seres humanos, sabemos que os vínculos nascem quando uma das partes toma a iniciativa de estabelecer contato com a outra. A partir daí, a relação vai crescendo, a convivência vai revelando facetas antes desconhecidas, o diálogo vai se aprofundando e o nível de intimidade também. Pai e filho que não se comunicam se conhecem muito pouco. Marido e esposa vão se conhecendo à medida em que vão tendo convivência, dialogando. Amigos se tornam grandes amigos conforme o nível de relacionamento, conforme o tempo que dedicam a se conhecerem, conforme o tempo que passam juntos.
Com Deus, não há muita diferença, a não ser pelo fato de que Ele é que toma a iniciativa de nos buscar, falando ao nosso coração pelo Seu Espírito, e então respondemos à Sua voz, ou não.
Há quem responda e experimente um pouco da Graça de Deus, contentando-se, porém, em permanecer apenas com os pés dentro do Rio da Graça, achando que é suficiente ter alguns minutinhos de oração quase que mecânica, geralmente na hora de dormir; o cumprimento das "obrigações" semanais com a Igreja, como ir ao culto, ir à EBD, ainda que saindo pela porta do templo não se lembrando do que ouviu.
Outros, todavia, vendo como é maravilhoso relacionar-se com Deus, não querem molhar apenas os pés, mas desejam mergulhar nas águas da Graça, buscando uma comunhão mais profunda com o Pai. Esses dedicam muito mais tempo à oração, que é o diálogo com o Pai - sem diálogo não há como estreitar relacionamentos -; leitura da Palavra de Deus (Bíblia), onde Deus Se revela; exercício do amor ao próximo através da convivência e comunhão com os seres humanos.
Assim, esses que mergulham mais fundo no Rio da Graça de Deus são os que O buscam, e buscando a Deus, aprendem a confiar nEle, pois passam a conhecê-lO, e confiando, são por Ele amparados, como diz o salmista.
Busque, conheça, confie e experimente o poder de Deus em sua vida. Ou permaneça na superficialidade do relacionamento e perca a chance de saber como sua vida poderia ser diferente.
Que YAHWEH o abençoe, em Cristo Jesus.